Áreas Médicas

OTORRINOLARINGOLOGIA

A Otorrinolaringologia é uma especialidade médica, clínica e cirúrgica, responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças da cabeça e do pescoço, especialmente, ouvido (oto), nariz (rhino) e garganta (laringo).

A principal função do otorrinolaringologista é a de cuidar da audição, da respiração, da voz (englobando as cordas vocais), da garganta e de tudo que estiver relacionado a isso, como o sono e as alergias das vias respiratórias.

FONOAUDIOLOGIA

É a ciência que se ocupa da prevenção, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral, da leitura e da escrita. O fonoaudiólogo trata de deficiências de fala, audição, voz, escrita ou leitura. Pode atuar em parceria com outros profissionais, como fisioterapeutas e psicólogos. Com dentistas, trata de males que podem causar ou agravar problemas ortodônticos. 

FISIOTERAPIA DE CABEÇA E PESCOÇO

Fisioterapia que atua na reabilitação das afecções que acometem a cabeça e o pescoço, visando a melhora dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente. Geralmente o paciente procura esse tipo de fisioterapia quando apresenta dificuldade para abrir e/ou fechar a boca, dores na face, dores no pescoço, limitação dos movimentos da boca ou da cabeça, edema, dormência, neralgias, paralisia facial, aderência de cicatriz, dificuldade para salivar.