Exames

AUDIOMETRIA TONAL

Exame que se utiliza de tons puros, é realizado dentro de uma cabine audiométrica e tem por objetivo estabelecer os limites mínimos de percepção sonora do indivíduo.

AUDIOMETRIA VOCAL

Exame que complementa a audiometria tonal. Na sua execução utiliza-se logatomos (palavras específicas) obtendo assim resposta da qualidade auditiva. A audiometria vocal compoêm-se em três tipos de teste mais usados: SRT, discriminação auditiva e logoaudiometria.

SRT

Exame para avaliação do limiar de reconhecimento da fala.

IMITÂNCIA ACÚSTICA OU IMPEDANCIOMETRIA

É uma medida de energia ou fluxo de pressão de ar que envolve o conduto auditivo externo, a cadeia ossicular, o músculo tensor do tímpano, músculo estapédio, a cóclea, os pares cranianos VII e VIII, e o tronco. A massa, a mobilidade e a resistência dos sistemas da orelha externa e média afetam este teste.

AUDIOMETRIA CONDICIONADA

É um exame ralizado com o auxílio de recursos visuais e brinquedos de encaixe, com o objetivo de condicionar a criança para a obtenção dos níveis mínimos de respostas auditivas .

VECTOELETRONISTAGMOGRAFIA

Exame realizado para pesquisa e avaliação dos nistagmos, vertigem, tonturas e alterações do equilíbrio.

BERA (PEATE - POTENCIAL EVOCADO AUDITIVO DO TRONCO ENCEFÁLICO)

É um exame que registra a atividade elétrica nervosa que ocorre no nosso sistema auditivo, da orelha interna até o córtex cerebral, em resposta a um estímulo sonoro. Este exame é indicado para identificar alterações do nervo auditivo até o tronco encefálico e/ou para estimar o limiar auditivo complementando a avaliação diagnóstica.

OTOEMISSÕES (TESTE DA ORELHINHA)

Exame objetivo que avalia as células ciliadas presentes na cóclea. A energia acústica é medida no canal auditivo externo após a emissão de dois tons puros aplicados simultaneamente.

VÍDEO ENDOSCOPIA NASO-FARÍNGEA PARA AVALIAÇÃO DA DEGLUTIÇÃO 

Exame realizado para estudo dinâmico da deglutição.Neste exame é possível observar a passagem do alimento líquido, sólido e pastoso na região orofaríngea,hipofaringea e laríngea, e ainda permite a visibilização de refluxo renofaríngeo.

VÍDEO FARINGOLARINGOSCOPIA

Exame realizado para avaliar hipofaringe e laringe.

VÍDEO ENDOSCOPIA NASAL

Exame utilizado para avaliação das estruturas da cavidade nasal até a rinofaringe(cavum), permite análise da parede lateral da cavidade nasal, dos sítios de drenagem dos seios paranasais,septo,adenóide e óstios tubários.

FONOTERAPIA

É o tratamento da voz doente ou inadaptada por meio dos exercícios vocais seriados. Representa o principal meio de tratamento das rouquidões. Têm características, finalidades, objetivos e durações individualizadas segundo cada condição vocal, segundo cada demanda e segundo cada paciente. É realizada por profissionais especializados denominados FONOAUDIÓLOGOS.

POLISSONOGRAFIA

A polissonografia é o exame realizado para investigar os distúrbios do sono. Nesse exame, é possível avaliar o padrão vigília/sono por meio de sensores posicionados pela superfície do corpo, ou seja, não é um exame invasivo. Consiste no registro simultâneo de variáveis eletrofisiológicas, como a atividade elétrica cerebral (eletro-encefalograma), movimento dos olhos (eletro-oculograma), atividade dos músculos (eletromiograma), frequência cardíaca, fluxo e esforço respiratório, oxigenação do sangue (oximetria), ronco e posição corpórea. O objetivo do exame é fazer um registro do seu sono habitual, isto é, um sono espontâneo e não induzido por medicamentos. O uso de um indutor de sono só é realizado quando há prescrição médica.

 

PREPARO PARA O EXAME

 

  • Lavar a cabeça com xampu neutro (sem usar creme, condicionador ou gel)

  • Barbear-se (somente para pacientes que não usam barba normalmente)

  • Não usar esmalte de cor escura

  • Trazer roupa bem confortável para dormir, sem elásticos nos punhos e tornozelos

  • Trazer travesseiro (caso não se sinta confortável usando outro) e objetos de uso pessoal

  • Manter o uso de medicamentos e trazê-los para o laboratório no dia do exame (a suspensão deverá ser feita somente por solicitação médica prévia)

  • Se você estiver habituado ao uso de café puro, refrigerante ou cafeinados, é recomendável que os evite nas 24h que antecedem ao exame

  • Caso use cafeinados diariamente evite mudar a quantidade no dia do exame

  • Não ingerir bebida alcoólica nas 48h que antecedem o exame

  • Em caso de gripe, tosse, febre, ou qualquer outra queixa que não seja frequente e que possa atrapalhar o exame, o mesmo não poderá ser realizado (favor remarcar o exame)

 

EXCLUSIVO PARA CRIANÇAS:

Trazer alimentos e fraldas (não fornecemos alimentação durante a noite, apenas no café da manhã). Se a criança mama à noite, deve-se trazer a alimentação como na rotina de casa.

CENTRAL DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS

71 3369.3490  |  71 99248.2053

contato@otorrinocare.com.br

Rua João Chagas Ortins de Freitas, 140, Edf. MAIS EMPRESARIAL

11º andar - Salas 1101 e 1102 - Buraquinho

Lauro de Freitas - Bahia  - Cep 42710-610

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle